Ex-prefeito de Paulistas e vereador de Mesquita são denunciados pelo MPF

MPF MG

9 de junho de 2017

O Ministério Público Federal em Governador Valadares (MPF/MG) denunciou Leandro Miranda Barroso, ex-prefeito de Paulistas/MG, e Ismar Martins de Arruda, também conhecido por Mário Venâncio, atualmente vereador em Mesquita/MG, por diversos crimes, entre eles, corrupção e fraudes a licitação. Outras quatro pessoas também foram denunciadas: Lindomar Antonio de Miranda, Geraldo de Souza Teixeira, Edilene Alves Fernandes e Eduardo Reis Daher.

A denúncia do MPF, recebido no último dia 6, relata o desvio e apropriação de verbas públicas federais destinadas pelo Ministério da Integração Nacional ao Município de Paulistas, localidade com pouco mais de cinco mil habitantes situada na região Leste de Minas Gerais. A verba destinava-se à reconstrução e recuperação de 14 pontes que teriam sido destruídas pelas chuvas de 2011.

O convênio, no valor total de R$ 4.285.248,60, foi publicado no dia 20 de dezembro de 2012. Em 24 de janeiro seguinte, a primeira parcela, de R$ 2.142.624,30, já havia sido liberada para a prefeitura de Paulistas. No dia 31, foi publicado edital para a licitação (Concorrência 001/2013), com a divisão das obras em três lotes.

Segundo a denúncia, os acusados “frustraram e fraudaram, mediante ajuste e combinação, o caráter competitivo do processo licitatório”, com o objetivo de desviarem parte dos recursos públicos.

No procedimento licitatório realizado pela administração de Leandro Barroso, três empresas saíram vencedoras: Construtora Souza e Teixeira, Camargo Construtora e Conservadora e Araújo Construtora e Incorporadora, as duas últimas, embora formalmente constituídas em nome de terceiros, pertencem de fato ao denunciado Ismar Martins de Arruda (Mário Venâncio).


Veja a materia completa em : Aconteceu No vale

*Fonte: Aconteceu no Vale